sábado, 23 de julho de 2011

Quem conhece Sebastian Abreu?

Loco "Bebê"

Washington Sebastián Abreu Gallo, nascido em 17 de outubro de 1976 na cidade de Minas, capital do departamento uruguaio de Lavalleja, pequena cidade de aprox. 40 mil habitantes a 120 Km da capital Montevidéu. Mais conhecido como El Loco Abreu, o jogador ganhou este apelido ainda nas categorias de base por fazer muitas brincadeiras com seus companheiros. O apelido ficou, e depois foi ganhando mais fama com sua coragem em fazer a ‘cavadinha’ na cobrança de pênaltis importantes.
Iniciou sua carreira no Defensor Sporting e ganhou a Liguilla Pré-Libertadores de 94/95, torneio classificatório para os torneios sul-americanos. Na temporada seguinte, o jogador se transferiu para o San Lorenzo da Argentina, onde se destacou e foi contratado pelo La Coruña da Espanha.
La Coruña


No time espanhol não conseguiu se destacar e acabou cumprindo seu contrato com vários empréstimos para o futebol sulamericano.
- Em 1998 foi emprestado para o Grêmio, onde teve atuação discreta.

Grêmio

- Em 1999 foi para o futebol mexicano, defender o Tecos, onde voltou a se destacar, foi artilheiro da primeira divisão mexicana com 17 gols.
- Em 2000, Abreu volta para o futebol argentino e para o San Lorenzo.
- Em 2001, Abreu é emprestado ao Nacional do Uruguai, seu Clube de coração, onde é campeão do torneio Clausura.
Nacional do Uruguai
- Em 2002, volta ao futebol Mexicano para defender o Cruz Azul, onde teve sua maior média de gols na carreira, até aqui. Foi artilheiro da primeira divisão mexicana, de novo, com 21 gols.
Cruz Azul

- Em 2003, foi emprestado para o América do México, onde teve uma passagem discreta.

Amistoso: América do Méx. x Barcelona
- Em 2004 seu contrato com o La Coruña acabou e Sebastian Abreu volta para seu Clube de coração, onde foi artilheiro da primeira Uruguaia com 19 gols.
- Em 2005 volta ao futebol mexicano onde fica as próximas 3 temporadas, defendendo o Dourados, Monterrey , San Luis e Tigres, sendo artilheiro em 2006 com 16 gols.
River Plate
- Em 2008, o jogador uruguaio volta ao futebol argentino para defender o River Plate onde foi campeão do Clausura e Copa Revancha. Ainda em 2008 foi emprestado para o Beitar Jeruzalem, passou rapidamente por lá e voltou para o River, sem muito sucesso.
Real Sociedad
- Em 2009 foi emprestado para o Real Sociedad para jogar a 2ª divisão espanhola, não conseguiu subir o time e foi transferido para o futebol grego, no Aris Salônica onde fez 9 gols em 5 jogos.
- Em 2010 Sebastian Abreu volta ao futebol brasileiro contratado pelo Botafogo para defender o Clube por 2 anos, e onde está até hoje. Pela Estrela solitária, Abreu foi campeão carioca em 2010, quebrando a sequência de vitórias do Flamengo em cima do Clube alvinegro, que havia perdido as últimas 3 finais estaduais consecutivas para o rival, e ficou marcado pela cobrança de pênalti onde fez a cavadinha. 

Pela seleção Uruguaia, Loco Abreu se tornou o maior artilheiro com a camisa Celeste, com 31 gols até o momento, onde jogou 58 partidas. O jogador ficará marcado, também, na história das Copas do Mundo, por ter batido um pênalti com ‘cavadinha’ na decisão que garantiu o Uruguai na Semifinal da Copa do Mundo de 2010.
“A cavadinha é coisa pra se fazer, não falar.” Disse Abreu.

O jogador uruguaio, também é marcado por ser bastante supersticioso, listamos 10 delas aqui:
- Abreu é sempre o último jogador a voltar pro campo depois do intervalo, no jogo contra o Flamengo, ele esperou do lado de fora do campo até que seu companheiro Leandro Guerreiro terminasse uma entrevista e entrar no gramado.
- Na sexta feira anterior à derrota por 6x0 para o Vasco, em sua estreia, Abreu concedeu entrevista coletiva e, desde então, não fala mais com jornalistas nas vésperas de clássicos.
- Abreu não é muito fã de aviões, nas viagens do Botafogo ele sempre pede para ser colocado perto da saída de emergência lateral, onde tem espaço para esticar suas pernas.

- Abreu tem seu chuveiro preferido, tanto em General Severiano quanto no Engenhão, e atrasa seu banho, se o chuveiro estiver ocupado, mas não usa outro.
- Gosta de filmar suas viagens, tanto com o Clube quanto com a seleção, filma estádios, torcedores e registra os bastidores do grupo.

- Abreu costuma ouvir ou assistir os jogos do Nacional pela internet, seja em casa, na concentração ou durante as viagens com o Botafogo.
- Em General Severiano, o jogador senta-se sempre na mesma mesa, que fica no meio do salão.
- No ônibus também tem seu lugar fixo no ônibus, senta na região central do veículo, ao lado do Herrera.
- Tem tatuado os rostos dos filhos e da Virgem de Vérdu, sua santa de devoção.
- Não gosta de posar para fotos.

Titulos

Nacional
  • Liga Pré-Libertadores da América: 1999
  • Clausura: 2001
  • Primera División de Uruguay: 99, 2001 e 2005
  • Apertura: 2003 e 2004
River Plate
  • Clausura: 2008
  • Copa Revancha: 2008
Botafogo
  • Campeonato Carioca: 2010

Artilharias

  • Primera División de México: 1999 (17 gols),
  • Primera División de México:2002 (21 gols)
  • Primera División de México: 2006 (16 gols)
  • Primera División Uruguaya: 2000 (32 gols)
  • Primera División Uruguaya: 2004 (19 gols)
  • Primera División Uruguaya: 2005 (22 gols)

Destaques

Melhor Jogador Uruguaio 2001
Vice-Artilheiro do Campeonato Carioca 2011: 9 Gols
Craque do Brasileirão: Centroavante 2010 (3º)
Craques do Cariocão: Centroavante 2010: (2º)
Texto: Carlos Cacau
Imagens: Google
Informações complementares: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!